sexta-feira, 22 de novembro de 2013

FAMÍLIAS INSCRITAS NO CADASTRO ÚNICO TÊM ATÉ 13 DE DEZEMBRO PARA ATUALIZAR SEUS DADOS…

0 comentários


cadastro-unico-municipio-forquilha-ce

As famílias São-Joseenses que estão inscritas no Cadastro Único, mas ainda não procuraram a Secretaria de Assistência Social este ano, precisam procurar com urgência a SEMTHAS para atualizar suas informações.

Lembrando que não só as famílias que recebem Bolsa Família precisam fazer o recadastramento, todas as pessoas que fizeram o Cadastro Único precisam fazer o recadastramento até o próximo dia 13 de dezembro, caso contrário, perderão incentivos como: Ter acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia, Isenção nas Inscrições em Concursos Públicos.
No caso de de Agricultores e Pescadores, não poderão dar entrada em Seguro Desemprego e Defeso, Salário Maternidade e Benefício por Acidente e/ou Invalidez,  como também ficarão impossibilitados de dar entrada em pedidos de aposentadoria.

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país, afim de incluí-las nos programas sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal.

Então procurem a Secretaria de Assistência Social na Av. Manoel Theodoro, 79 – Centro – São José do Seridó.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CADASTRO ÚNICO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ RECEBE ELOGIOS DA SENARC JUNTAMENTE COM OUTROS 06 MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE…

0 comentários



cadunico
Nos últimos anos, o município de São José do Seridó, tem sido agraciado com vários reconhecimentos quanto à gestão em várias áreas de atuação. A Assistência Social, por exemplo, tem projetos sociais que estão sendo referência não só para a região, mas, para o estado do Rio Grande do Norte.

Esta semana, a SEMTHAS teve o Projeto “Porta de Saída” como único finalista da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, e outra boa notícia, foi recebida nesta terça-feira, 09 de outubro, quando a Coordenação Estadual do Programa Bolsa Famíla, através da Coordenadora Rosângela Medeiros, comunicou que o município de São José do Seridó, além dos munícipios de São Miguel, José da Penha, Porto do Mangue, Parnamirim, Nísia Floresta e Tibau do Sul, se destacaram no “Indicador Atualização Cadastral”, segundo a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC), que é ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.
A coordenação do Cadastro Único em São José do Seridó, tem a supervisão de Suzete Pereira (Coordeanadora) e Leosvaldo Brito (Digitador), além dos recadastradores: Luana Carcará, Daniel Anderson e Fabíola Cibely.

Para o Secretário Francisco Touché, tudo é uma questão de Gestão e ter uma equipe capacitada.
“Investimos sempre em capacitar nossa equipe, e sempre atualizarmos o Cadastro, independente das campanhas nacionais, pois não esperamos planilhas com relação de beneficiários a ser recadastrados, uma vez que, criamos nosso próprio calendário de atualização”, disse o Secretário da SEMTHAS.

Hoje o município de São José do Seridó tem mais de 1.000 famílias cadastradas no Cad Único, e segundo a Coordenadora Suzete Pereira, antes do dia 31 de dezembro, estará 100% atualizado.
Em novembro o Secretário Francisco Touché, juntamente com a Coordenadora Suzete Pereira, participarão de uma reunião de Trabalho na SETHAS com Técnicos da SENARC/MDS.

PROGRAMA PORTA DE SAÍDA EM PARCERIA COM EMPRESÁRIOS LOCAIS CAPACITA BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA E JOVENS QUE BUSCAM O PRIMEIRO EMPREGO…

0 comentários

Pronatec e 7 montes2
O Programa Porta de Saída da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), em parceria com a empresa Aliança Têxtil, pertencente ao casal de empresário Ricardo Medeiros e Anny Fabíola, está capacitando através do Pronatec 40 São-Joseenses.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do Programa Porta de Saída/Acessuas Trabalho, Enilma Medeiros, a ideia de capacitá-los na própria fábrica, surgiu do interesse dos empresários em contratar os alunos assim que os mesmos terminem o curso em costura industrial ministrado pelo SENAI unidade Santa Cruz/RN.

Vários alunos que estão fazendo o curso são beneficiários do Programa Bolsa Família, ou, são jovens entre 17 e 18 anos que buscam o primeiro emprego.

Para o Secretário Francisco Touché, o Programa Porta de Saída/Acessuas Trabalho, através do Pronatec, pretende capacitar mais de 200 São-Joseenses em várias áreas, e o público alvo são beneficiários dos Programas Sociais.

No município de São José do Seridó o Programa Porta de Saída/Acessuas Trabalho, tem como equipe de referência: Enilma Medeiros (Coordenadora), Melquides Medeiros (Técnico Zona Urbana) e Crystinna Toscano (Zona Rural).

terça-feira, 8 de outubro de 2013

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ É O ÚNICO MUNICÍPIO DO RN FINALISTA DA 5ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ODM BRASIL…

0 comentários


touche ODM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informou hoje que saiu a pré-seleção das prefeituras e organizações finalistas à 5.ª Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil. A escolha foi feita pelo Comitê Técnico do Prêmio que é integrado por representantes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e dos ministérios.

Do Rio Grande do Norte, aparece na lista somente o município seridoense de São José do Seridó, com o Projeto “Porta de Saída” idealizado pelo Secretário Francisco Touché (Foto), responsável pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.
Segundo o Secretário Francisco Touché, o projeto nasceu em 2009, com uma escolinha de costura, depois veio as parcerias com o Sistema “S” e em apenas 04 anos o Governo Municipal de São José do Seridó, capacitou mais de 800 pessoas em diversas áreas, criando oportunidades de emprego e novos negócios.

Em breve o município de São José do Seridó será visitado por técnicos da ENAP e do IPEA, e caso o projeto seja selecionado, será premiado simbolicamente e receberá o certificado que comprovam sua contribuição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Fonte: www.marcosdantas.com

GOVERNO MUNICIPAL INAUGURA SEDE DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO – PORTA DE SAÍDA…

0 comentários


GEDSC DIGITAL CAMERA 
O Governo Municipal de São José do Seridó, através da SEMTHAS (Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social), inaugurou na tarde de hoje, 07, a sede do Programa Acessuas Trabalho Pronatec – Porta de Saída.

A inauguração contou com a presença do Secretário da SEMTHAS, Francisco Touché, Primeira Dama Ilca Dantas, Secretário de Obras Josimar Araújo, Coodenadora Suzete Pereira, Coodenador Francisco Damião, Vereadora Cilmária Costa, Conselheira Tutelar Josefa Medeiros, Técnicas do CRAS Diana, Lúcia e Gilvânia, Coordenadora Pedagógica Enilma Medeiros, Técnico Pronatec Melquides Medeiros, além de várias pessoas que foram conhecer de perto as novas instalações do programa “Porta de Saída”.

O prédio em questão foi conseguido da EMATER/RN através de solicitações dos vereadores Joseni Medeiros e Jaedson Dantas, e do apoio de Valderi Queiroz, chefe do escritório municipal da EMATER. O Programa que antes funcionava na própria SEMTHAS, também terá uma base na zona rural, mais precisamente no Assentamento Seridó, que será inaugurada em breve.

O Secretário Touché abriu o evento destacando como é importante o Programa Porta de Saída para o município de São José do Seridó, e que o Acessuas Trabalho dará uma melhor gestão ao Programa, que passa a ter sede própria e uma equipe de referência, não sendo apenas um Programa para capacitar pessoas, mas, para acompanhar o desenvolvimento profissional destas.

Já a Primeira Dama, Ilca Dantas, representando o Prefeito Jackson Dantas, agradeceu a presença de todos, e falou da preocupação da gestão municipal em está sempre capacitando os são-joseenses, criando-lhes novas oportunidades. A Primeira Dama também parabenizou toda a equipe da SEMTHAS, e disse estar bastante feliz com o trabalho da Coordenadora Enilma Medeiros.

O técnico Melquides Medeiros,começou parabenizando o Secretário Francisco Touché, por pensar num desenvolvimento social emancipador, na independência de uma família pelo trabalho e não somente por um benefício. O programa Porta de Saída é o reflexo desse pensamento, capacitar o cidadão para que ele obtenha êxito profissional. Isso sim é praticar o desenvolvimento social, dar a oportunidade de um ser humano seguir a caminho de vida trilhado pelo seu próprio esforço.

Por última, falou a Coordenadora Pedagógica do Programa Enilma Medeiros, que disse está pronta para ampliar ainda mais o Porta de Saída, estando sempre a disposição daqueles que precisam de uma oportunidade.

Ao final foi oferecido um lanche com muita salada de frutas, salgadinhos e bolos típicos da região, preparado com muito carinho pela Primeira Dama Ilca Dantas e sua equipe.

O programa municipal “Porta de Saída” foi criado em 2009 pela SEMTHAS com o objetivo de oferecer sempre capacitações aos são-joseenses. Estima-se que em 04 anos, mais de 800 pessoas foram capacitadas em várias áreas.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ TEM PRÁTICA SELECIONADA COMO FINALISTA DA IV EDIÇÃO DO PRÊMIO ODM BRASIL…

0 comentários


premio-odm-brasil-d
O Governo Municipal de São José do Seridó, através do Programa “Porta de Saída” da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) acaba de ser selecionado como finalista da IV Edição do Prêmio ODM Brasil.
O Prêmio ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A exemplo do Governo Municipal que desde o ano de 2009, através  da SEMTHAS, vem oferecendo inúmeras capacitações para a população são-joseense.
Com o público alvo sendo beneficiários do Programa Bolsa Família e pessoas cadastradas no Cadastro Único com renda inferior a meio-salário mínimo (per capita familiar), a SEMTHAS já capacitou mais de 800 são-joseense em diversas áreas. Foram cursos na área de construção civil, beleza, panificação, costura, manutenção de máquinas e veículos, informática, entre outros.
Segundo o Secretário Francisco Touché, esta prática ficou conhecida como: Porta de Saída, pois cria novas oportunidades para os participantes dos cursos, que aprendem uma profissão e passam a não depender exclusivamente dos programas sociais.
“A realidade está nos números, pois estamos entre os municípios do estado do Rio Grande do Norte, que menos sua população precisa do Programa de Transferência de Renda, o Programa Bolsa Família”, disse Touché.
Com o sucesso da boa prática no município, o representante da SEMTHAS, achou que era hora de dividir a experiência com outros municípios brasileiros, para que estes, a exemplo de São José do Seridó, emancipem economicamente as famílias que dependem de Programas a exemplo do Programa Bolsa Família.
O Secretário Touché ainda agradeceu todo o apoio que recebe das outras Secretarias, como o apoio recebido do Prefeito Jackson Dantas e da Primeira Dama Ilka Dantas. Touché disse também, que estas conquistas da SEMTHAS só são possíveis graças a uma equipe competente, comprometida e dinâmica.
“Com tanto trabalho e compromissos, jamais conseguiríamos uma gestão com esta qualidade se não fosse a equipe que temos, tanto na SEMTHAS, como no CRAS, e nos demais Programas Sociais. Quando recebemos o reconhecimento, este é pelo trabalho e apoio de todos, apenas sou mais uma ferramenta desta engrenagem”, concluiu Touché.
A Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, tem como Coordenadora Suzete Pereira; Responsável pelo Cadastro Único Leosvaldo Brito e Assistente Social Rivana Marinho.

MAIS DE 200 SÃO-JOSEENSES RECEBERAM CERTIFICADOS DE CURSOS QUE FIZERAM ATRAVÉS DO PRONATEC…

0 comentários

0

certificados
Não é de hoje que o município de São José do Seridó se destaca por investir em capacitar sua população. Desde que assumiu o Governo Municipal, a gestão do Prefeito Jackson Dantas e do Vice

Noel Carcará, tem investido e muito em capacitações, principalmente através do Programa Porta de Saída da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.

No ano de 2012, foram capacitados mais de 200 são-joseenses através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), e mais 30 mães do Programa Bolsa Família, no Programa de Inclusão Produtiva do CRAS. Vale ressaltar também, os inúmeros cursos ofertados ao pequeno produtor e agricultores rurais através da Secretaria de Agricultura em parceria com a EMATER, Associações, SENAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A entrega dos certificados dos cursos de Padeiro e Confeiteiro, Pedreiro, Pinto de Parede, Manutenção de Máquinas de Costura, Encanador, Mecânico de Motos, Manutenção de Computadores e Eletricista Predial, aconteceu no CRAS, com a presença da Primeira Dama Ilca Dantas, do Vereador e Presidente do SINDBONÉS, Jaedson Dantas, do Secretário Francisco Touché, além da equipe do Acessuastrabalho formada por Enilma Medeiros, Melquides Medieros e Cristina Toscano.

O evento também serviu para o lançamento do Pronatec 2013 em São José do Seridó, pois ontem mesmo, teve início o curso de Eletrificação Industrial. Para este ano, segundo o Secretário Francisco Touché, a SEMTHAS já pactuou mais de 250 vagas para vários cursos que acontecerão através do PRONATEC, dentro do Programa Municipal "Porta de Saída", que busca a emancipação econômica e social de famílias carentes.

Para maiores informações, os interessados devem procurar a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), que fica localizada na Av. Manoel Theodoro, Centro de São José do Seridó.