terça-feira, 12 de abril de 2011

SECRETÁRIO PARTICIPOU DE REUNIÃO DO CEAS...

O Secretário Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Francisco Assis dos Santos Júnior, o Touché, participou na última quinta-feira da reunião mensal do CEAS/RN – Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte.
Segundo o Secretário a reunião começou com informes e prosseguiu com as Conselheiras: Sibele, Tânia e Iêda, fazendo uma explanação sobre a reunião ampliada do FONACEAS que aconteceu na cidade de João Pessoa.
Outro assunto em pauta foi quanto à realização da VII Conferência de Assistência Social que acontecerá este ano a nível federal, estadual e municipal. A presidente Sibele Morais se mostrou inconformada, pois o RN foi o único estado até o presente momento que ainda não fez sua convocação.
Diante dos assuntos discutidos, o Secretário de São José do Seridó (Francisco Júnior) e a Secretária do Município de Assú (Maíra Leiliane) representantes do COEGEMAS no CEAS, pediram a palavra e expuseram que a forma que o Governo do Estado está tratando a Política de Assistência Social é no mínimo desrespeitosa, não só com os municípios, mas também com os beneficiários. Após explanação e muita discursão sobre o assunto, inclusive sendo unânime o entendimento, sugeriram que um ofício fosse enviado ao Secretário da SETHAS Luiz Carlos Carneiro, com cópias para Exma. Governadora Rosalba Ciarline, pois todos os Conselheiros presentes não acreditam que a Governadora Rosalba tenha conhecimento de como está sendo tratada a Assistência no Estado, uma vez que, a mesma foi presidente de comissões e relatora no senado de assuntos ligados a Assistência Social. O encaminhamento foi aprovado por unanimidade.
“Só pra se ter uma ideia de como andam as coisas na área da Assistência no estado, se quer foi formada ainda uma equipe técnica para tratar do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Como eu disse antes e foi dito também nesta reunião, todos entendemos que não é culpa da Governadora, mais de todos os Governantes que passaram pelo Governo do Estados nos últimos anos e não formaram uma equipe técnica concursada, como manda a NOB/RH,  ato tão cobrado dos municípios por entidades a exemplo do Ministério Público", disse o Secretário Francisco Júnior e concluiu: 
“Quem sofre com isso são os municípios e consequentemente os beneficiários dos programas e serviços oferecidos. No entanto, após esta reunião, acreditamos que algo pela Assistência Social comece a ser feito". 
Ao final, sabendo da calorosa discursão e das deliberações do CEAS, o Secretário Luiz Carlos Carneiro, convidou a Presidente Sibele Morais, para uma audiência no mesmo dia à tarde. Segundo Touché, os conselheiros aguardam informações sobre esta audiência.
Participaram da reunião ordinária do CEAS representantes das seguintes entidades: SUVAG, SEPLAN, SETHAS, COEGEMAS, LIGA, ASPORBERN, SESAP, CRP-17, ALDEIAS, UFRN, ADOTE, INSS e Casa do Menor Trabalhador.

0 comentários:

Postar um comentário