terça-feira, 12 de julho de 2011

REUNIÃO AMPLIADA DISCUTIU EIXO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA EDIÇÃO 2009-2012 DO SELO UNICEF...

O município de São José do Seridó, realizou no dia 05 de julho às 19 horas no CRAS, uma reunião ampliada sobre as novas temas a ser trabalhados dentro da participação social nesta edição do SELO UNICEF.
A reunião foi aberta pelo mobilizador José Roberto dos Santos, que aplicou uma dinâmica sobre trabalho em grupo. Logo em seguida, o articulador Francisco Júnior, falou da importância do selo para o município, não só como prêmio, e sim, como ferramenta para melhorar a qualidade de vida da população, principalmente das crianças e adolescentes. O articulador abordou que precisará de muita mais ajuda agora, uma vez que, a participação de todos é de suma importância para o município ganhar o selo.

Dando continuidade à reunião, Rivana Marinho, Presidente do CMDCA, fez um resumo dos três temas e como incorporá-los as atividades cotidianas. Logo após, apresentou os novos mobilizadores que passam a liderar os temas que começam a ser trabalhado.

O mobilizador para a temática “Educação para a Convivência com o Semiárido”, Professor Josimar Araújo, apresentou os objetivos e o que deve ser feito para alcança-los. Devido o município ter realizado várias ações nesta área, se observou que não será tão difícil alcançar os objetivos.
]
O segundo mobilizador a se apresentar, foi Givanildo Medeiros,  Giva, que será o mobilizador para o tema “Cultura e Identidade”.  Giva que é artesão, disse que se considera um índio branco e que irá juntamente com as crianças e os professores, tentar resgatar a cultura indígena e negra nas escolas. O artesão disse ser inconcebível o indivíduo não reconhecer suas raízes e por isso, se inscreveu como voluntário para ser o mobilizador.

A última a se apresentar, foi a mobilizadora Erica Valéria com o tema "Esporte e Cidadania". Este também foi o tema mais participativo, que trouxe a reunião uma discursão acalorada entre os presentes. Os educadores, principalmente os da área, entendem que  o município já realizada este trabalho de inclusão, e que não só as atividades esportivas de competição são trabalhadas. A coordenadora da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, mostrou que o município realiza concurso de dança, incentivando principalmente os alunos que não praticam esportes tradicionais a participarem. Já o professor Antônio Gentil, disse que o município não tem só futsal, futebol e voley, pois de 08 modalidades no JERNS, sempre participa em 08, conseguindo medalhas sempre. 

A palavra voltou a mobilizadora, que explicou o objetivo do UNICEF. Érica explicou que o UNICEF busca a inclusão total, do deficiente ao menino que não joga futebol por não ter habilidade, e que esta exclusão não acontece só no nosso município.

Após as palavras da mobilizadora, várias sugestões foram colocadas; A primeira proposta foi desenvolver nos bairros atividades esportivas recreativas nos bairros. Duas propostas já estão sendo colocadas em práticas. A primeira é um encontro dos praticantes do " queimado". Este acontecerá no próximo dia 23 de julho na praça nova que está sendo construída na Av. Manoel Theodoro. O segundo será um mutirão para criar uma área recreativa na comunidade do Açude Matias. O encontro já foi marcado para o dia 25 deste mês dentro do projeto Secretaria nos Bairros.

0 comentários:

Postar um comentário