sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FOI O ENTREVISTADO DO JORNAL 87,,,


bonitaentrevista.jpg
O Secretário Municipal do Trabalho, Habitação e da Assistência Social Francisco Junior, o Touché, participou na tarde desta quinta-feira, 13, do Jornal 87 que vai ao ar ao meio dia pela Bonita FM.
Touché falou das ações do governo municipal e ressaltou que a luta foi muito grande para o município alcançar patamares importantes como o Selo UNICEF, o 3° melhor índice de desenvolvimento econômico do Estado e o 15º do Nordeste, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ele avaliou o que foi feito durante os quatros anos e ressaltou que o Prefeito Jackson e o Vice Noel Carcará, são os responsáveis diretos por todo esse sucesso da Gestão local, por acreditar na equipe que formaram, e por dar condições para as ações acontecerem em São José do Seridó.
 
Então vejam a entrevista na íntegra:
 
O Governo Municipal termina o ano recebendo o SELO UNICEF, e obtendo o 3º melhor Índice De Desenvolvimento Social do RN e entre os 15 melhores índices do Nordeste segundo a Fundação Getúlio Vargas. Qual o caminho para chegar a patamares tão significantes?
 
Primeiramente temos que elogiar os gestores Jackson Dantas e Noel Carcará por ter escolhido uma equipe de assessores tão responsável e comprometida. Modéstia a parte, pois faço parte desta, mas a Gestão só está conseguindo estes avanços tão significativos pelo Gestor que Jackson Dantas é, e pela equipe que ele formou.
 
Foi fácil ganhar o SELO?
 
Foi muito difícil, acho que foi o maior desafio que já tive na minha vida profissional. Quando Jackson olhou e me disse: Você será o Articulador do Selo, foi como se ele dissesse que eu estava indo pra uma Guerra, pois realmente vencemos várias batalhas, e esta só foi vencida porque encontramos “soldados” como: José Roberto (Mobilizador), Carla e Rivana (CMDCA), Igor e Tatiane (Saúde), Flávia e Miúda (Educação), Josimar, Erica e Giva (Que foram os mobilizadores dos eixos), Adolescentes e Crianças que se envolveram representando suas escolas, demais Secretários e Coordenadores, Técnicos dos CRAS, Conselho Tutelar, Professores (as), Polícia Militar, Conselheiros, Comerciantes, Vereadores, Beneficiários dos Programas Sociais, enfim, ganhamos o SELO porque formamos um exército, e o meu trabalho foi unicamente articular para que existisse a interessetorilidade, e assim, as coisas acontecessem, pois depois de passar um Edição do SELO sem competir, nenhum município ganhou o SELO, pois é muito difícil, uma vez que, você encontra todos os índices praticamente no Vermelho, já que não existe um acompanhamento destes. Mas como eu tenho dito, ganhar o SELO não é uma vitória apenas do atual Governo, é de toda uma população, pois sem a ajuda da população, não tem como ganhar o SELO Não.
 
Depois de 04 anos de muito trabalho e realizações, a população espera ainda mais do segundo mandato já que o Prefeito Jackson encontrará a casa arrumada. O que esta população pode esperar da SEMTHAS?
 
Nós começamos a fazer o nosso Plano Municipal de Assistência Social para os próximos 04 anos, e nele vamos contemplar todos os anseios da nossa população que foram coletados na nossa conferência de Assistência Social realizada em 2011, nos fóruns do UNICEF e nas nossas audiências públicas, além de outros projetos e ações que queremos realizar.
 
Foi noticiado que o município receberá nos próximo ano 40 novas casas habitacionais. Como é o processo para ser contemplado com uma casa destas?
 
Existe uma lei quanto a Habitação Social para ser aprovada pela Câmara Municipal, enquanto esta lei não é aprovada, o Conselho de Habitação tem tentado amarrar alguns pontos já aprovados em reuniões como:
 
Ser casados, juntos e ou mães solteiras, e ter Cadastro Único com a companheira ou companheiro a mais de 02 anos;
 
Que 50% destas moradias sejam destinadas a beneficiários do Programa Bolsa Família;
Que os beneficiários de programas habitacionais anteriores que ficaram no "Cadastro Reserva" Sejam contemplados;
 
E que a renda per-capita familiar seja inferior a 1 salário mínimo.
 
Então estes são alguns dos critérios usados pela SEMTHAS. Nós tínhamos no cadastro cerca de 110 famílias atendendo a este perfil, enviamos ao Governo do Estado, que selecionou 60, sendo que 40 ficaram na lista e 20 no Cadastro Reserva.
 
E quando estas famílias serão conhecidas?
 
Como pode acontecer de algumas destas ter o Cadastro não aprovado durante o processo, esperamos que todos os tramites sejam cumpridos, para depois divulgarmos.
 
Capacitar a população foi um dos pontos fortes da SEMTHAS, estes cursos continuarão?
 
Sem dúvida Carlos, já estamos buscando novos parceiros, para no ano de 2013 oferecermos mais cursos e mais capacitações para nossa população, pois acreditamos que só transformaremos vidas se ao invés de darmos o peixe, ensinarmos a população a pescar.
 
Pra finalizar deixo o senhor a vontade para falar sobre os objetivos da SEMTHAS para os próximos 04 anos.
 
Bem, como todos sabem, a Assistência Social de São José do Seridó há 04 anos atrás praticamente não existia, hoje é uma realidade e acredito que seja um dos carros chefes desta gestão, por isso, vamos buscar nestes 04 anos:
 
Ampliar a atuação dos Conselhos ligados a Assistência;
 
Adquirir um Carro, principalmente para as técnicas do CRAS atenderem a Zona Rural;
 
Reformar o prédio do CRAS;
 
Ampliar os grupos atendidos pelo o CRAS;
 
Tentar conseguir a tão sonhada Cozinha Comunitária;
 
Estreitar ainda mais os laços com as Associações a exemplo da Parceria com a ACCAS, pois continuaremos empenhados em conseguir uma sede própria para a mesma. Como também de conseguir que o Palácio da Sabedoria seja cofinanciado pelo o Governo Federal;
 
Continuar as ações de inclusão social através da profissionalização, com o apoio do SENAI, SEBRAE, SESI, SENAR e SENAC;
 
Continuar a Parceria com as facções e fábricas, sendo o elo entre a administração Pública e a Privada no município;
 
Continuar apoiando empresas do município sempre que requisitado, como também apoiar novos empreendimentos que gerem emprego e renda na cidade e no campo;
 
Atender com o Programa de Renda Mínima Municipal o chamado “Bolsa Cidadã” todas aquelas famílias em extrema pobreza no município que ainda não foram contempladas, ou perderam o benefício do Programa Bolsa Família.
 
Capacitar continuamente Conselheiros e Funcionários da Assistência Social atendendo a nova NOB SUAS.
 
Enfim, estes são algumas ações e realizações que já colocamos no nosso Plano de Ações para tentarmos realizar nos próximos 04 anos.
 
O Secretário de Assistência Social durante a entrevista respondeu perguntas dos ouvintes, e também recebeu elogios pela entrevista e o trabalho realizado a frente da SEMTHAS – Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.
 
Ao final, Touché disse que jamais poderia esquecer da Primeira Dama Ilca Dantas, a quem ele chama de Madrinha da Assistência, e agradeceu todo o empenho e dedicação as causas sociais por parte de Ilca Dantas.

0 comentários:

Postar um comentário